Maripili – Tortillas, Gazpacho e vinho!

Não entendo nada de comida espanhola, então a primeira vez que me convenceram a ir no Maripili, foi um pouco complicado.
Tinha noção de que era uma culinária pouco veggie friendly, e as não lembravam de haver muitas opções para mim, o que costuma ser um mal sinal. Mas falaram tanto da tal da tortilla que ok, vamos lá conhecer. E valeu a pena!

O lugar é bem pequeno, porém aconchegante. Ambientado para lembrar os restaurantes de Madrid, a clientela recorrente de espanhóis e descendentes me faz acreditar que eles tenham acertado em cheio – tanto nisso quanto na comida.

Os garçons, sempre atenciosos – já decoraram até nossos pedidos – explicam cada uma das Sugerências (pratos do dia) sem pestanejar. O restaurante consiste em entradas e tapas, sem pratos propriamente individuais. E como é de se esperar da culinária européia, não é voltada para os não-carnívoros.

Poucos pratos, pouquíssimos mesmo, não tem carne. As Patatas Bravas, Tabua de Quesos, Gazpacho, Tortilla e que me lembre é isso. Já vá sabemdo que não tem muitas opções, mas que são boas (pelo menos as que provei são).

A Tortilla é a entrada típica da casa, aquela que se pede uma para cada um na mesa. Todo mundo ama. Parece um omelete, só que quase sem ovo e com muita, mas muita batata cozida, e alto como uma torta. É simples, mas uma das melhores coisas de se comer. Jogue um azeite por cima, um pedacinho de pão e mande ver!

Se você gosta de alho, minha segunda recomendação é o maravilhoso Gazpacho. Cremoso, perfeito e com um exagero de alho! Uma delícia, mas se prepare para não falar de perto o resto do dia! rs.

Ainda estou esperando para provar as Patatas Bravas, que parecem sere boas também. Quando descobrir, posto aqui.

Outro ponto muito positivo para quem curte são os vinhos. O Maripili é o importador dos próprios vinhos, portanto, tomar um bom vinho (não entendo nada de vinho, só tomo o que pedem, que se não me engano é sempre um tal de Cava Negra, acho) é muito barato.

E já que vamos falar em barato, vamos falar de preços. O restaurante não aceita VR, Visa Vale, nada disso, mas não faz falta nenhuma.
Isso porque um almoço lá, com Tortilla para todos e mais um prato (com carne) para dividir para 2 ou 3 pessoas e um Gazpacho para mim (e muito pão com azeite para todos, porque isso fica a vontade na mesa), mais uma garrafa de vinho sai coisa de R$ 25,00 para cada!
Sem o vinho, costumamos gastar entre R$ 12 e R$ 20,00, em dias que pedem mais de um prato, ou que eu peço 2 Tortillas, coisas do tipo. É muito muito barato. E de muita qualidade.

Para não dizer que não tem defeitos, o Maripili tem um grande defeito que falamos toda vez que vamos lá – ou seja, toda semana: não tem uma sobremesa decente. Só tem um doce no cardápio, a Natilla (acho que é isso), que é algo como uma cremogema da vida. Bem sem graça.

Maripili

R. Alexandre Dumas, 1152

Chácara Sto. Antonio

(não abre segundas-feiras)



Deixe uma resposta

